sexta-feira, 27 de abril de 2012

Hoje tem: Encontro Nacional de Mulheres da MPB




A flor de lótus esculpida pela artista porto-alegrense Deca Ligabue foi escolhida símbolo de uma união até então inédita no Brasil. Na natureza, o caule dessa flor cresce do lodo até a superfície, em um exercício enigmático de superação até finalmente encontrar o sol. 

De vários lugares do Brasil, cantoras, compositoras e intérpretes fortalecem essa simbologia ao mostrar que o país tem, sim, produção musical de qualidade - e feita exclusivamente pelas mãos de mulheres. Mais de 30 delas fazem parte do 1º Encontro Nacional de Mulheres da MPB, que ocorre de terça-feira (24) até domingo em Pelotas. A iniciativa é do grupo de pesquisadoras da UFPel formado por Janete Flores, Isabel Nogueira e Landa Ciccone.


Quando a cantora e compositora mineira Déa Trancoso manifestou a Janete interesse em lançar seu CD Serendipity em Pelotas (e não conseguiu por falta de apoio), uma rede de contatos começou a se articular. Nomes como Socorro Lira (PB), Alzira Espíndola (MS), Ione Papas (BA) e Lu Lopes (SP) integram a lista das 22 convidadas, que dividem a programação com outras várias artistas locais. 


Segundo Janete, a ideia se tornou tão ampla que foi preciso ocupar mais de um turno e mais de um espaço. As manhãs e tardes são dedicadas a oficinas e palestras que ocorrerão no Campus Centro e no Conservatório de Música da UFPel. À noite, shows no bar Liberdade, no João Gilberto, no Teatro do COP e no Theatro Guarany. Atividades também ocorrerão no Quilombo do Algodão e no Templo das Águas, contemplando também a região colonial de Pelotas.



Fonte Diário Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário